Capítulo 1 - Álbum Seriado
INTRODUÇÃO

Este trabalho foi proposto pelo Professor Fábio Maia, disciplina Ensino e Tecnologia, do Instituto A Vez do Mestre, curso de Pedagogia, modalidade à distância,

O trabalho consiste em produzir um livro virtual contendo 7 capítulos, cada qual feito por um grupo, utilizando a facilidade do Wiki - livro virtual, no qual os usuários podem interagir adequando a sua contribuição com as outras já postadas ou vice versa.

Para a produção do livro, foi proposta a divisão da turma em grupos, no qual cada grupo deveria se encarregar de escrever um capítulo, conforme abaixo:

Capítulo 1: Álbum Seriado.
Capítulo 2: Flanelógrafo.
Capítulo 3: Mural Didático.
Capítulo 4: Quadro de Pregas.
Capítulo 5: Varal Didático.
Capítulo 6: Retroprojetor.
Capítulo 7: Cartaz.

Em princípio, a INTRODUÇÃO do livro não fazia parte da proposta, no entanto, quando se mergulha em um Projeto, muitas vezes, ele ganha vida própria, contornos não previstos. Um livro sem CONTEXTO, nos pareceu sem sentido. Por isso resolvemos criar uma INTRODUÇÃO e tecer alguns pequenos comentários nela para que o leitor entenda como surgiu e a finalidade da obra. Afinal, depois de pronta, nunca sabemos que vulto a obra tomará, pois como pais, formamos e lançamos os filhos, que ganham asas próprias, passando daí por diante o seu destino a não mais nos pertencer.


CAPÍTULO I
ÁLBUM SERIADO

Para quem está acostumado com a ERA DA INFORMÁTICA, talvez nunca tenha ouvido falar em ÁLBUM SERIADO, no entanto ele é uma alternativa barata para apresentações onde não se à tem disponível computador, datashow, e todo o aparato da tecnologia moderna.

O álbum seriado, para os que estão acustumados com informática, equivale à uma alternativa barata ao computador, PowerPoint e datashow. Ou seja: A principal finalidade do álbum seriado é fazer APRESENTAÇÕES.

A construção do álbum seriado é barata e fácil. As figuras abaixo mostram alguns exemplos de álbuns seriados:
external image FS438Visual1.gif --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------external image album+seriado.jpg


external image album_seriado_gde.gif


Os albuns seriados podem ser pendurados na parede, colocados em um cavaletes ou serem manuseados na frente do aluno.

Já que são recursos destinado à apresentação, valem as dicas:
- Não coloque TEXTOS enormes para serem lidos. Apresentação não é texto.




- Não coloque quantidades grandes de informação de uma só vez. Os recursos destinados à apresentações devem conter TÓPICOS que serão desenvolvidos pelo apresentador. Uma grande quantidade de informações irá fazer com que o foco da apresentação se perca ao se tentar ler as informações.





- Utilize letras, figuras e gráficos em tamanho GRANDE. As pessoas para quem você irá apresentar o seu trabalho estarão espalhadas pela sala. Por isso é necessário utilizar uma escala que possa vista por todos.


- Apesar da sua apresentação ser oral, o recurso utilizado é VISUAL. Por isso tenha cuidados para NÃO POLUIR O SEU TRABALHO VISUALMENTE. Utilize poucas cores diferentes, dê preferência as chamativas apenas onde quiser REALÇAR uma idéia.


- Coloque a sua apresentação na seqüência em que ela vá ser mostrada. Se você tiver que voltar para alguma informação, repita-a no lugar de voltar as folhas do álbum. Isso é melhor do que ficar procurando uma folha “perdida” no meio das outras já apresentadas.


- De preferência a frases curtas, com vocabulário simples. O objetivo é ser entendito por todos.




Além de ajudar o professor em suas apresentações, o album seriado também pode ser utilizado pelo aluno para contar uma estória, por exemplo. Nesse caso temos o LIVRO SERIADO. Um exemplo muito interessante de Livro Seriado, retirado do Blog Ebi http://blogdaebi.blogspot.com/2010/10/livro-seriado.html , Segue abaixo algumas imagens tiradas do blog para ilustrar:

LIVRO_SERIADO_(1).jpg


LIVRO_SERIADO_(2).jpg



LIVRO_SERIADO_(3).jpg



O album seriado nem sempre precisa ser feito de papel. Uma alternativa são os feitos em PVC. Para exemplificar, temos o vídeo do youtube abaixo. Esse tipo de album tem a vantagem de durar mais e não se deteriorar com umidade, inteperes ou rasgos. Como desvantagem tem-se o preço, bem como que os mesmos são fabricados com temáticas próprias.










Isso tudo posto, mãos à obras e boa apresentação...